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Políticas Educacionais - Deficiência e O Modelo social - Cristiane Ribeiro da Silva
Autor(a): Cristiane Ribeiro da Silva
ISBN: 978-65-861-7930-9

Número de páginas: 130


De: R$ 55,00
POR: R$ 38,50

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📖 Resenha
POLÍTICAS EDUCACIONAIS – DEFICIÊNCIA E O MODELO SOCIAL foi elaborado pela autora, a professora Cristiane Ribeiro da Silva, a partir de sua tese de doutorado, intitulada “A lei de reserva de vagas para estudantes com deficiência nos Institutos Federais de Educação: desafios e perspectivas nas políticas institucionais”, defendida em março de 2020, sob orientação da professora Doutora Laura Ceretta Moreira, no Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de Diversidade, Diferença e Desigualdade Social da UFPR (Universidade Federal do Paraná), orientada pela professora.

A partir da pesquisa e análise das diferentes formas de interpretação e aplicação da legislação que dispõe sobre a reserva de vagas para estudantes com deficiência, o objetivo inicial da autora foi o de verificar os seus efeitos na democratização do acesso aos cursos de ensino médio e superior.

A partir das discussões teóricas e análises decorrentes desse estudo, a autora perpassa por diversos períodos da história da humanidade, ao longo dos quais a existência de pessoas com deficiência foi explicada pelo viés espiritual, religioso e médico, com abordagens que favoreceram preconceitos, marginalização e descaso. Situações que contribuíram para dominação, extermínio e segregação dessa população em diferentes contextos sociais.

Porém, ao lado de movimentos sociais, as pessoas com deficiência protagonizaram nas últimas décadas um processo de busca do reconhecimento de seus direitos. Essa luta levou a conquistas de direitos fundamentais, manifestados em ações (governamentais e não governamentais), leis e programas que estabeleceram políticas públicas nos diferentes setores sociais, como na saúde, educação, no mercado de trabalho e lazer, entre outros.

Mais do que nunca, como diz a autora, “a experiência da deficiência é um fator humano e não pode ser ignorada, ao contrário, deve ser incorporada às definições das políticas institucionais. Nesse sentido, o livro pretende socializar a tese e apresentar de maneira mais democrática e acessível as reflexões defendidas no doutorado”

Assim, escrito em uma narrativa acessível e clara, o livro é um instrumento essencial não só para educadores e educadoras de todos os níveis do ensino, mas também para todos os movimentos sociais e para as lideranças e pessoas preocupadas com um ensino e uma sociedade mais inclusivas.

Cristiane Ribeiro da Silva é mestra e doutora em Educação pela UFPR, servidora do IFPR (Instituto Federal do Paraná), tem ampla experiência na área da Educação, com ênfase em Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica, formação de professores, política de ações afirmativas e política institucional.
 









 
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